outubro 05, 2013

Posters checoslovacos (1/2)

É no poster que reside a imagem ou composição de imagens em que daí resulte a finalidade da divulgação do filme para o mundo e bem sabemos que por vezes são feitas verdadeiras obras de arte nesse sentido, autênticos objectos de culto que fazem justamente justiça aos filmes a que dão cara. Para além das versões oficiais, proliferam autores que dão azo à sua imaginação fazendo as suas próprias versões e muitas vezes surpreendemo-nos com esses resultados mais pessoais e independentes que podem até superar as versões oficiais dos filmes.
Nessa medida dei de caras com uma série de posters criados por alguns artistas checoslovacos durante a década de 60 e 70 que pegaram em muitos dos clássicos mundiais e desenvolveram as suas alternativas versões. Os resultados que encontramos são deveras originais e em alguns casos algo bizarros, tão bizarros que nem conseguimos perceber a que filme se referem se não tivermos a respectiva legenda e/ou tradução do nome do filme.
Proponho em jeito de desafio dar a conhecer alguns desses posters mais incomuns feitos por esses estranhos mas bastante criativos artistas.

Flejšar, Josef em 1962

Fischerová, Olga em 1976

Balcar, Jiří em 1960

Ziegler, Zdeněk em 1973

Sem comentários:

Enviar um comentário