fevereiro 22, 2013

Quando olhamos bem

É com desconfiança e com estranheza que vemos os Óscares. Nunca acreditamos que os em que acreditamos são dignos de o merecer porque nunca acreditamos que são os melhores que ganham, aliás, nós sabemos que os melhores nunca ganham. No entanto, todos os anos lá fazemos o exercício masoquista de ver ou querer saber dos vencedores. Por vezes até nos damos ao trabalho de entrar no jogo da mediocridade e escolher favoritos de entre os escolhidos para o prémio que tão pouco seriam os nossos. 
Existe com certeza a salvaguarda da subjectividade, da opção do gosto de quem escolhe e decide, mas essa salvaguarda é posta em causa quando se reconhece que o estrelato e este nível de êxito vive muito das teias de interesse, dos lóbis e outros mecanismos mais ou menos duvidosos. O cinéfilo esclarecido sabe disso e tem alturas em que até se orgulha do seu filme por não ter sido escolhido, embora o faça com uma boa dose de revolta.
A verdade é que os Óscares já nos habituaram a um sem número de injustiças, que já justificavam que não levássemos a sério o prémio. Vejamos: no ano de Taxi Driver venceu Rocky, Raging Bull para Ordinary People, Apocalypse Now para Kramer vs Kramer, My Fair Lady em vez de Dr. Strange Love, Saving Private Ryan por Shakespeare in Love ou Citizen Kane que perdeu o prémio de melhor filme para How Green Was My Valley… Hitchcock, Kubrick, Chaplin ou Orson Welles nunca venceram realização ou filme. E actores como Steve McQueen, Marilyn Monroe, Greta Garbo, Marlene Dietrich, Cary Grant, Kirk Douglas ou Richard Burton também nunca ganharam apesar de terem dado corpo a personagens memoráveis.
Perante isto o que dizer? Gostava que ganhasse o Django mas como sei que não vai ganhar pode ser o Argo.

1 comentário:

  1. Hitchocok ganhou o Oscar de melhor filme com "Rebecca", mas de resto concordo em absoluto.

    A importância dos Oscars (ou outros prémios) somos nós que a damos. Recordo o comentário de Woody Allen por não ter estado presente na cerimónia de 1978, onde recebeu vários Oscars por "Annie Hall":

    "Que é isso de melhor filme? Tenho em casa um troféu por uma corrida que ganhei no liceu. Cheguei à frente de todos, por isso fui o melhor e tenho muito orgulho nesse troféu. Mas melhor filme? Como é possível definir isso?"

    Curiosamente é do mesmo "Annie Hall" o seu comentário "Tudo o que fazem aqui [Hollywood] é dar prémios. Melhor Ditador Fascista: Adolf Hitler."

    Parabéns pelo blog. Vou seguir.

    ResponderEliminar